Essencialmente, a função do pricing pode ser resumida em: definir preços. Entretanto, para que esse processo aconteça, as equipes de pricing precisam interagir com várias áreas diferentes — comercial, trade marketing, inteligência de mercado, entre outras — e conciliar seus interesses em um: a maximização da receita. É esse esforço que está por trás dos preços de cada produto nas gôndolas.
Integrar as informações de todas essas áreas é um processo complexo e, muitas vezes, demorado. Por isso, quando a precificação é otimizada, os analistas perdem menos tempo com tarefas manuais e pode fazer análises mais precisas, contribuindo para aumentar a margem de lucro da empresa. Por esse motivo, ter um processo ágil e inteligente beneficia, direta ou indiretamente, as demais áreas que trabalham em conjunto para que o pricing aconteça.
O pricing como guardião da política comercial
O setor de pricing é responsável por arquitetar e defender a política de preços da empresa. Para estabelecer essas premissas, é necessário compreender toda a cadeia de valor dos produtos ou serviços. No dia a dia, alinhado com a área de finanças, o pricing equilibra essa dinâmica por meio de alavancas de desconto, observando oportunidades de capturar mais margem ao longo dos canais e das regiões e monitorando necessidades de aumento ou redução de preços. Um processo de pricing certeiro, portanto, pode definir se a empresa terá lucro ou prejuízo.
Tradução dos insights do mercado em preços competitivos
Outro aspecto da formação de preços diz respeito às políticas comerciais e estratégias globais da empresa, que derivam dos setores de marketing e de produto. O pricing deve traduzir características do segmento, do público alvo e questões de consumo em alguns dígitos, formando uma “imagem de preço”. Essa linguagem também comunica ao consumidor valores subjetivos, aliados à marca.
Promoção da governança e cultura de boas práticas
Gestão de boas práticas de preços para times comerciais. Isso acontece quando o pricing empodera a equipe de vendas para realizar boas negociações com informações baseadas em dados e previsões sobre os pontos ótimos de preço, pontos de giro dos produtos, entre outras. Em uma perspectiva macro, essa estratégia que alinha os departamentos comercial e de pricing, tende a gerar aumento nas margens de lucro da empresa.