Aprix Resolve #3 | Descubra a importância de processos consistentes de precificação para atingir resultados

16 de Outubro de 2020

O mercado da revenda de combustíveis é notório por ser bastante volátil. Isto significa que as condições de mercado de um posto, incluindo concorrentes, demanda, custos e preços de venda, variam constantemente. Na prática, a consequência disso é que as decisões de preço e posicionamento não podem ser tomadas e revisadas apenas a cada seis meses, por exemplo.

Cada posto ou rede deve ter o processo de precificação como algo orgânico à sua rotina, de modo a se posicionar adequadamente para que metas de curto e longo prazo possam ser alcançadas e que o seu resultado seja otimizado. Esse processo de precificação pode incluir desde atividades comumente realizadas, como a coleta de preços da concorrência, até análises estatísticas do comportamento da demanda, considerações de estratégias de mercado, custos de compra, repasses das refinarias… resultando, enfim, na alteração (ou não) dos preços.

Quando uma ou mais etapas desse processo são ineficientes e não estruturadas, elas podem tornar-se impeditivas para que o gestor tenha as informações necessárias, bem como tempo disponível para tomar decisões boas e responsivas — e não reativas! — ao contexto do mercado e que também permitam que possíveis metas de volume e/ou rentabilidade sejam atingidas. A má notícia é que realizar manualmente todas as etapas do processo de precificação é oneroso e não resulta, em geral, na decisão de preço ótima. A boa notícia é que a Aprix resolve esse problema ao fornecer sugestões otimizadas para que o gestor possa, com rapidez e confiança, validar a aplicação dos preços.

Isto é possível porque a tecnologia da Aprix é capaz de coletar os preços da concorrência e de analisar dados e posicionamentos estratégicos do posto automaticamente. Com isso, oportunidades no curto prazo são identificadas sem que comprometam as de longo prazo, de maneira que os melhores preços para o dia sejam então sugeridos. São essas sugestões, bem como um compilado de outras informações relevantes que podem ser analisadas por completo na plataforma da Aprix, que são enviadas para o gestor pelo modo mais acessível para ele — seja via e-mail, WhatsApp ou Telegram — e em horários convenientes. Veja neste vídeo como funciona.

Desse modo, a Aprix fornece as ferramentas para agregar consistência ao processo de precificação do dia a dia do posto. Assim, o gestor passa a poder tomar decisões de preço assertivas e coerentes, bem como a ter fácil acesso às informações necessárias para revisar posicionamentos de mercado e definir metas atingíveis, pois os resultados tornam-se mais previsíveis. Descubra mais sobre a nossa tecnologia.


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