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Dedicado a fornecer informações e atualizações sobre revenda de combustíveis, tecnologia e precificação.
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15/07/2020
A revenda vai se recuperar?

É uma pergunta que recebemos frequentemente dos nossos parceiros. Normalmente, respondemos com algumas análises das tendências do mercado e do volume de vendas do cliente. Passamos informações do tipo: "Essa semana vendeu 15% a mais que a semana passada, isso é um bom sinal" ou "Estamos há 3 semanas estagnados em 70% do nível de venda pré-crise, mal sinal".

08/07/2020
Como conciliar políticas estratégicas com otimização de preços através da tecnologia?

Quando o assunto é otimização de preços, é normal pensarmos imediatamente que o “preço ótimo” é aquele que maximiza a lucratividade da operação. Entretanto, essa definição é verdadeira apenas se esse for o objetivo estratégico definido pela empresa. Infelizmente, muitos gestores acabam adotando essa visão mais reducionista da finalidade de um sistema de precificação. Essa visão pode até fazer sentido no curto prazo, porém tem alto risco de comprometer a sustentabilidade dos negócios no longo prazo...

02/07/2020
O impacto de iniciativas como o AME no futuro da revenda

Recentemente, um novo assunto está em pauta no setor da revenda de combustíveis: o aplicativo AME. Para explicar melhor o que é esse produto, damos um passo atrás...

24/06/2020
R$ 96 mil é quanto um posto médio deixa de capturar por decisões de preços equivocadas ao longo de um ano

Além de demandar tempo e energia, a precificação impacta diretamente no caixa dos negócios. Nesse sentido, quanto tempo você investe, diariamente, para tomar uma decisão que nem mesmo você confia que seja a melhor para o seu negócio?

17/06/2020
O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

Especialmente no setor de combustíveis, a obtenção de dados normalmente envolve um trabalho manual oneroso. Pensando em mudar essa realidade, desenvolvemos um sistema de coleta de preços que monitora diariamente o preço bomba de 10 mil postos no Brasil inteiro. Estrategicamente falando, isso significa que nossos clientes podem acompanhar as movimentações de preços ao longo do dia e, assim, desenvolver um posicionamento mais dinâmico em relação à concorrência.

10/06/2020
Como o marketing afeta o preço?

O consumidor se dispõe a pagar mais para abastecer em uma revenda de combustíveis específica apenas quando consegue perceber benefícios exclusivos (tangíveis ou intangíveis) naquele estabelecimento ou naquela marca. Ou seja, quando houve conexão entre a proposta de valor do negócio e o indivíduo. Isso é marketing, e ele tem o potencial de diminuir a elasticidade da demanda.

03/06/2020
Como a precificação dinâmica torna os mercados mais eficientes

Nas últimas três décadas, vimos a precificação dinâmica avançar para diversos setores. Com o objetivo de otimizar as receitas, essa metodologia utiliza inteligência artificial para variar os preços de acordo com o mercado, beneficiando a oferta (empresas) e a demanda (consumidores).

26/05/2020
O que significa disposição a pagar e como isso afeta a minha demanda?

Saber qual é o limite máximo de preço que você pode colocar no seu produto para que continue tendo o mesmo nível de demanda é imprescindível para precificar estrategicamente. Conheça o conceito de disposição a pagar e entenda porque o consideramos um pilar na transformação da precificação em uma alavanca de oportunidades.

20/05/2020
Elasticidade da demanda e as oportunidades de preços

Ao identificar a elasticidade dos negócios, ou seja, como a demanda reage aos diferentes cenários de preço, o sistema da Aprix consegue prever o que provavelmente acontecerá com o volume se a decisão for abaixar X centavos ou subir X centavos. Assim, o revendedor deixa de basear seus preços exclusivamente na concorrência e passa a ter sugestões embasadas em dados que demonstram a elasticidade de cada posto, devolvendo a autonomia na tomada de decisão.

13/05/2020
Processo de precificação: o envio das sugestões de preço

Seja acessando pelo computador no escritório ou pelo celular no meio do posto, as informações essenciais para embasar as decisões estratégicas de preço estarão lá, em apenas um toque. Leia o material completo para entender a terceira e última etapa do processo de precificação que implementamos junto aos nossos clientes.

06/05/2020
Processo de precificação: o papel dos algoritmos

O papel dos algoritmos utilizados no sistema de precificação inteligente da Aprix é responder três perguntas sequenciais: Quanto vou vender hoje? Qual será minha massa de margem para cada hipótese de preço? E o preço que maximiza a margem está alinhado com a minha estratégia de longo prazo? Leia o material completo para entender como cada uma delas impacta a segunda etapa do processo de precificação.

30/04/2020
Meu estoque desvalorizou, e agora?

Em todos os setores de revenda se corre um risco ao ter produtos. O estoque pode ser roubado, pode estragar ou pode desvalorizar. Esses riscos deveriam se traduzir em uma margem extra de venda ao revendedor - para poder arcar com o prejuízo quando esses eventos ocorrem.

29/04/2020
Processo de precificação: o papel da integração

Separamos o processo de precificação nas revendas de combustíveis em três grandes etapas: (1) coleta de dados, (2) execução dos algoritmos (operações matemáticas e simulações com os dados coletados) e (3) envio das sugestões de preços. É precisamente na primeira etapa que a integração atua e, sem ela, seria impossível realizar as outras duas.

22/04/2020
4 passos simples para maximizar os resultados do seu posto com o uso de dados

A análise de dados vem se tornando uma área cada vez mais importante na estrutura das organizações, tanto grandes quanto pequenas. Utilizando técnicas e conceitos complexos de matemática e estatística, ela visa a fornecer insights relevantes sobre consumidores, (...)

15/04/2020
Até quando trocaremos preços de combustíveis na placa manualmente?

A liberdade para modificar e atualizar preços com agilidade é essencial em uma economia de livre concorrência, principalmente em mercados sensíveis como o varejo de combustíveis. No entanto, trocar os preços na revenda não é um processo tão simples e rápido quanto poderia ser. Além de (...)

08/04/2020
A estratégia audaciosa que este posto usou para passar pela crise do Covid-19 praticamente sem prejuízos

A queda nas vendas de combustíveis nas capitais de todo o país estão na ordem de -55% em média, chegando até -80% nos casos mais críticos. Antes de traçar estratégias de solução, vamos compreender essa crise na revenda em 2 fases fundamentais.

01/04/2020
No primeiro de Abril, 4 mentirinhas/mitos sobre precificação

Nesse dia primeiro de Abril, elencamos algumas das principais “mentirinhas”/mitos que ouvimos da revenda. O objetivo é demonstrar como podemos sair do senso comum na hora de definir preços para os combustíveis, utilizando informação e dados para encontrar as melhores decisões possíveis.

24/03/2020
COVID-19: impactos no setor de combustíveis no Brasil e no mundo e dicas para contenção de crise

No Brasil, a crise gerada pela disseminação do vírus COVID-19 deverá ter seus efeitos econômicos ampliados nas próximas semanas, conforme as medidas de distanciamento social tornam-se obrigatórias na tentativa de suavizar a curva de contágio entre a população brasileira. Nesse sentido, empresários de diversos setores encontram-se em (...)

17/03/2020
Como transformar a loja de conveniência em um gerador de lucratividade para o posto?

Em um cenário de margens cada vez mais apertadas, fala-se muito sobre a criatividade do revendedor para maximizar a rentabilidade do m² do posto, especialmente aproveitando-se das localizações privilegiadas. Nesse sentido, surgem diversas modalidades de negócios adjacentes ao de combustível capazes de criar renda complementar, como (...)

11/03/2020
Como a tecnologia de precificação altera o processo decisório?

Ao implementar um sistema de precificação inteligente na rotina de um posto de combustíveis, existe um fator que será determinante no sucesso ou não da ferramenta: o processo. Nesse sentido, a inteligência de preços somente será efetiva e conseguirá aproveitar oportunidades de captura de margem em contextos onde se estabelece um processo estável de precificação.

12/02/2020
Você está definindo preços da forma CORRETA? Qual o seu nível na escada de maturidade em precificação?

O que você está perdendo por definir o preço da bomba de acordo com o seu concorrente? Quanto você pode cobrar a mais pelo seu produto por ter um posto com conveniência e nível de excelência no serviço, enquanto seu concorrente tem um posto com péssimo atendimento e abandonado?

22/01/2020
Qual é a importância de manter uma diferença entre o preço da GC e da GA?

O conceito de “disposição a pagar” é amplamente utilizado ao se tratar de estratégias de precificação. Ele mensura a tendência do consumidor realizar uma compra a um determinado nível de preço, ou seja, quanto o cliente está aceitando pagar por um produto. No limite, cada indivíduo tem uma disposição a pagar diferente por cada produto.

21/01/2020
Meu posto vendia 350 m³, hoje vende 250 m³. E agora?

Encontrar casos de revendedores inconformados com a queda de volume no seu posto é bastante recorrente, e com razão, pois qualquer empresário que vê uma queda tão brusca de demanda no seu negócio ficará preocupado. O principal ponto, nesse caso, é tentarmos avaliar o assunto com algum distanciamento.

08/01/2020
2020 será o ano da precificação dinâmica no Brasil

Já não deve ser mais novidade que a precificação dinâmica de combustíveis já é realidade em diversos países ao redor do mundo. Desde redes americanas de 1000 postos até redes alemãs de médio porte, algoritmos de Inteligência Artificial já são responsáveis por alterar os preços automaticamente de acordo com a demanda horária, dia da semana, e até condições climáticas.

18/11/2019
Tarifa Dinâmica de Preços abre caminho no segmento de postos de combustíveis

A ideia não é nova, mas as ferramentas evoluíram muito e há agora mais abertura por parte dos revendedores para abraçarem a Inteligência Artificial na formação dos preços dos combustíveis.