Como a Inteligência Artificial melhora o processo de precificação?

19 de Abril de 2021

Grandes empresas globais tem apontado cada vez mais as vantagens do uso de IA na definição de preços e promoções

À medida que a quantidade de dados disponíveis cresce, as soluções convencionais de precificação acabam se tornando cada vez menos eficientes. A aplicação de ferramentas como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) surge, nesse contexto, como uma alternativa capaz de oferecer sugestões de preços eficazes e fiéis à dinâmica do mercado de forma ágil e segura. Uma vez que as decisões racionais de precificação são realizadas com base em dados, automatizar o processo de precificação permite que uma empresa consiga analisar informações que antes acabavam sendo ignoradas em virtude da complexidade de seu monitoramento e processamento. Como consequência, a tecnologia da Inteligência Artificial melhora o processo de precificação de diversas formas. O Aprix Journal elenca abaixo alguns dos benefícios desta aplicação verificados em estudos e pesquisas, confira:

Aumento de 5% da receita em até 9 meses

Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), uma das consultorias empresariais mais prestigiadas no mundo, analisou seis ferramentas de crescimento e seus impactos na receita total. Foi verificado que a otimização de preços realizada por meio da automatização das regras de precificação em sistemas de Revenue Management utilizando Inteligência Artificial aumenta em até 5% do total da receita entre três a nove meses.

Redução do time to market em até 300%

IBM Institute for Business Value mostrou que modelos de precificação baseados em Inteligência Artificial oferecem muito mais agilidade e flexibilidade e reduzem o risco da definição de preços de forma incorreta. A pesquisa também apontou que o tempo de lançamento de novos preços ao mercado (time to marketpode ser reduzido em entre 200% a 300%. Ou seja, o que levaria meio ano para ser concluído passa a demorar algumas semanas.

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Identificação de pontos cegos nas decisões de preços e descontos

A Inteligência Artificial e o Machine Learning permitem que empresas obtenham mais receita e lucro ao possibilitar a identificação da disposição de cada cliente em pagar por um determinado produto ou ao otimizar preços em seu mix de produtos e clientes. Para tanto é preciso identificar pontos cegos nas decisões de preços e descontos, o que dificilmente seria possível utilizando apenas planilhas. Este benefício do uso de Inteligência Artificial foi apontado em um estudo desenvolvido pela Bain & Company, consultora de gestão estadunidense.

Definição de estratégias de promoção eficientes

De acordo com um artigo publicado pela PwC, network global de firmas independentes, a Inteligência Artificial representa uma grande aliada na definição de estratégias de promoção. Identificar o valor de desconto que se deve oferecer a um consumidor, bem como calcular o retorno por investimento (ROI) de promoções representa um exercício complexo dentro do processo de precificação. No entanto, a Inteligência Artificial permite que empresas otimizem suas estratégias de promoção ao realizar análises e previsões precisas. De acordo com o artigo, os algoritmos de IA permitem analisar dados como atividade do cliente, concorrentes, histórico de compras, transações, assinaturas, etc. Dessa forma, as empresas podem oferecer promoções mais direcionadas e lucrativas.

 


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