Como tornar o processo de pricing menos dependente de planilhas?

A consolidação dos dados em um ambiente unificado é o primeiro passo para ter um processo otimizado
Uma pessoa está sentada em frente a um computador que exibe uma planilha na tela

A primeira etapa do processo de pricing consiste na consolidação de dados de várias fontes, como as áreas de marketing, trade e vendas, em uma planilha unificada.

O processo de consolidação de dados é normalmente realizado manualmente pelo time de pricing, o que o torna suscetível a erros e consome muito tempo do time. Em um cenário de inflação alta e dinamismo no mercado, esse tempo pode ser crucial para determinar o posicionamento de preços.

“Muitas vezes, só quando o time vai analisar os dados, eles já estão defasados, porque eles são uma fotografia de quando eles foram extraídos”, explica Bernardo Queiroz, diretor comercial na Aprix. “Otimizar centralização desses dados é fundamental para orientar uma decisão rápida de preços”, complementa Queiroz.

Webinar Precificação em tempos de inflação: como reajustar preços de forma eficiente em períodos de pressão inflacionária? Clique e assista à gravação.

 A unificação dos dados abre possibilidades de otimização

Ter dados usados pela empresa em um único datalake abre precedentes para outras melhorias em ciências de dados, como o uso de algoritmos de Inteligência artificial para a automação de tarefas repetitivas. Assim, além de ter um processo mais robusto, a equipe ganha tempo para fazer análises mais complexas.

Uma dessas práticas é a realização de verificações automáticas. Operações manuais rotineiras podem ser automatizadas com códigos específicos, tornando o processo inteiro mais ágil. Com isso, a inteligência artificial economiza o tempo de execução das atividades e reduz as chances de erro humano, melhorando o desempenho das equipes. 

Um passo além consiste em utilizar a inteligência artificial para reconhecer tendências e padrões na precificação, e, assim, sugerir preços otimizados para a sua empresa. Ao implementar uma plataforma de precificação com base nessa tecnologia, o processo de princing fica não apenas mais rápido, como também mais inteligente.

Foto de Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Foto de Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

Continue lendo sobre o assunto

Hombre con micrófono dando una conferencia frente a una audiencia atenta en un evento corporativo. En primer plano, se ve al orador de espaldas, mientras el público al fondo escucha. En la esquina inferior izquierda, aparece el logo de “Aprix Journal”. La sala tiene iluminación moderna y un ambiente profesional.

Los cinco pilares del RGM: estrategias de alto nivel

Para destacar en el mercado, las empresas no solo deben dominar el uso de herramientas y metodologías básicas, sino también buscar una mejora constante para alcanzar el nivel más avanzado.

Ajude-nos a melhorar os conteúdos da Aprix

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.