Como você monitora os fatores que impactam a equação de precificação?

30 de Julho de 2020

É essencial monitorar os dados do mercado e a performance do negócio para atingir os resultados esperados. Mas essa não é uma tarefa simples: inúmeros fatores, por vezes difíceis de acompanhar e analisar, impactam a equação da precificação. Pensando em facilitar ainda mais esse processo para os clientes Aprix, nosso time desenvolveu um relatório semanal com o intuito de apresentar informações importantes de forma consolidada.

Ele apresenta diversas análises comparativas do desempenho dos postos na última semana frente às 4 semanas anteriores. Os dados apresentados graficamente proporcionam facilidade na interpretação do desempenho como um todo, permitindo que o gestor possa tomar decisões e levantar pontos de atenção de maneira muito dinâmica, além de conseguir acessar de maneira rápida todos os seus resultados.

Um conceito-chave abordado nos relatórios é a Margem Disponível no Mercado, que nada mais é do que um indicador que mede a condição de compra do cliente e a agressividade dos preços da concorrência. Ela é calculada com base no menor preço praticado no mercado de interesse subtraído pelo custo de compra. Por exemplo: se você está comprando a R$3,799 e o seu concorrente mais agressivo está vendendo a R$3,899, a Margem Disponível no Mercado é de apenas 10 centavos. Quando esse indicador está alto, significa que o lucro bruto tende a aumentar; quando ele está baixo, significa que é importante negociar uma condição de compra melhor junto à distribuidora.

O relatório está dividido em 4 grandes seções: Volume, Lucro Bruto, Ganhos e Mercado.

Mockup do Relatório Aprix

Nas páginas Volume e Lucro Bruto é possível visualizar um gráfico com a variação total nas últimas semanas na rede em questão, comparando o que foi previsto pelo nosso sistema com o que de fato aconteceu neste período, além da média semanal conforme as últimas 4 semanas. Também analisamos o desempenho obtido no mês atual até o momento do relatório, somado a uma previsão mensal. No final destas páginas, apresentamos a performance por posto da rede, com o percentual de crescimento em cada revenda, e apontamos aquelas que tiveram a melhor e pior performance no mês.

Na página voltada aos ganhos obtidos na última semana é destacado como foi o desempenho dos postos de acordo com a estratégia de preços adotada. Com base nos aceites das sugestões de preços feitas pelos algoritmos da Aprix, que levam em consideração o posicionamento que mais faz sentido para o cliente em questão, é possível visualizar qual foi o impacto da estratégia adotada para os diversos postos em termos monetários.

A página Mercado é separada por combustível, com o preço médio dos concorrentes, o custo da mercadoria vendida (CMV), o seu preço médio ponderado e a sua margem unitária, além da Margem Disponível no Mercado. Desta forma, o cliente possui embasamento para realizar negociações e decidir seus preços.

O relatório semanal da Aprix surgiu com uma proposta de dar aos nossos usuários um controle maior sobre a performance semanal da sua empresa e entender melhor o que é importante na hora de realizar negociações. Com o nosso relatório em mãos no final de uma semana de trabalho, esperamos que os nossos clientes consigam captar as melhores oportunidades no mercado.

Ainda não é Aprix? Clique aqui e marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio e descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis!


Compartilhe este material