Cultura Data Driven: como implementar na minha empresa?

03 de Setembro de 2020

Nos últimos anos, o termo cultura Data Driven tem ganhado notoriedade no mercado, destacando empresas que baseiam seu modelo de negócios nesse conceito. Mas o que isso quer dizer?

A cultura Data Driven é a prática de utilização de dados para tomar decisões estratégicas nas empresas. Ao ignorar os dados que são gerados diariamente na movimentação dos negócios, diversas oportunidades de crescimento estão sendo desperdiçadas. Por isso, as grandes empresas têm buscado implementar essa nova cultura com urgência.

Empresas que incorporam a cultura Data Driven no seu dia a dia são capazes de explorar esses dados coletados para otimizar as ações de marketing, vendas, financeiro, desenvolvimento de produto, entre outras áreas dentro das corporações. Assim, a partir dos dados, pode-se criar estratégias com alta assertividade, gerar insights através da análise desses dados, prever o comportamento do consumidor e antecipar tendências do mercado em que estão inseridas.

Atualmente, grandes empresas no cenário mundial utilizam a Data Driven para aprimorar sua performance, entre elas estão Spotify, Disney, Netflix, Itaú e Marvel. Mas não são só as empresas multimilionárias que conseguem extrair benefícios ao adotar essa prática nos seus negócios. Com tecnologias como a da Aprix, sua empresa tem mais assertividade nas previsões, pode tomar decisões mais ágeis e, dessa forma, alcançar uma alta performance no mercado.

Para implementar essa cultura na empresa é necessário que fazer um planejamento para que se invista em tecnologias de coleta e análise de dados, definam-se metas e objetivos claros que possam ser mensurados com os dados trabalhados e, indispensavelmente, é preciso manter a equipe engajada com essa nova cultura organizacional. Assim, a sua empresa estará inserida na prática Data Driven e pronta para transformar todas as informações obtidas em ações que irão maximizar os seus resultados.

Pare de perder tempo e dinheiro seguindo os preços da concorrência! Marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio pelo link https://bit.ly/3bfuJn3 e descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis.



Compartilhe este material