Duas formas de garantir a execução das políticas comerciais

Frederico Maciel, CPO & Founder da Aprix, apresenta duas funcionalidades do sistema de precificação da Aprix: os Alertas e as Oportunidades

Se o time de precificação de uma indústria disser que sua execução de preços segue 100% à risca sua política, está mentindo. Ou, talvez, tenha árvores de preços muito simplificadas. O que acontece, na prática, é que temos que monitorar muitas regras diferentes:

  • Paridade entre canais de venda;
  • Paridade de produtos (package, sabores, fragrâncias, etc.);
  • Paridade de marcas;
  • Posicionamento vs concorrência;
  • Price point ideal no ponto de venda.

Indiferentemente da metodologia adotada para cada produto, canal ou região, acabamos abrindo mão do posicionamento ideal dependendo do mercado e da tática adotada. Então, em qualquer dado momento, é esperado que haja quebras na estrutura de preços. O que esperamos, porém, é que essas quebras sejam a exceção, e não a regra. Uma rotina importante dentro do time de pricing é medir o percentual de adesão da lista de preço às regras de negócio.

Dentro da plataforma Aprix, essa é uma rotina que atacamos por meio de duas funcionalidades: os Alertas e as Oportunidades. 

Alertas automáticos

Os alertas, em teoria, são simples: escrevemos quais regras gostaríamos de seguir e o sistema checa contra a lista de preços para encontrar inconsistências. Na prática, como tudo, encontramos as complexidades. Quando escolhemos nossa política, escolhemos também em qual granularidade vamos checá-las. Ou seja, se eu tenho uma regra de paridade entre produtos, essa paridade deve ser verdadeira entre canais? Entre duas regiões diferentes? Ou apenas em supermercados na região Sudeste?

E se eu estou comparando preço médio de uma marca, devo considerar variação de venda no mix no preço médio, ou olho para um produto âncora? Estou considerando preço “flat” ou preço promocional? Qual regra é mais importante quando duas regras conflitam?

Todas essas perguntas devem ser respondidas e testadas, para então compor uma política de preços robusta e que evoluirá junto à estratégia da companhia. Mais do que isso, que garantirá a execução da estratégia de preço.

Dentro da plataforma Aprix, isso se dá por meio de avisos nos mais diferentes níveis para o usuário corrigir posicionamentos incorretos – ou pelo menos saber quais está cedendo.

Oportunidades automatizadas

Os avisos não contemplam tudo, porque nem todas ações de preço são correções da tabela para aderência à política. Muitas vezes, as maiores oportunidades de ganho de venda e margem estão em situações que nem sabemos que existem: um concorrente mal posicionado em uma sub-região, produtos inelásticos não mapeados, um distribuidor com um markup excessivamente grande em um segmento de produtos…

Por isso, é importante conseguir analisar de forma consistente todo portfólio em todos canais e regiões de atuação. A funcionalidade de “Oportunidades” Aprix busca alcançar isso trazendo já uma priorização conforme potencial de impacto de cada oportunidade. Buscamos responder a pergunta: “Se eu fizer só uma ação de preço essa semana, qual deveria ser ela?”.

Para isso, configuramos, junto aos nossos clientes:

Quais tipos de variáveis queremos monitorar para identificar oportunidades?
Exemplos: Forecast de vendas, margem da cadeia, vendas dentro do mês, resposta à ações de preços da concorrência, elasticidade dos produtos.

Como calcular o potencial retorno da oportunidade?
Exemplos: Aumento de lucro bruto, aumento de vendas, market share, faturamento “em risco”.

Como priorizamos as oportunidades que aparecerão?
Exemplo: determina-se a oportunidade que envolve maior quantidade de vendas históricas.

A inteligência de negócio ao determinar 1, 2 e 3, é particular de cada empresa e é uma informação sigilosa que fica sob o controle dos nossos cliente, pois reflete um conhecimento estratégico. Nosso time ajuda os clientes a configurar oportunidades interessantes que existem no mercado, mas fica sob responsabilidade do time de pricing defender e evoluir essas políticas junto à companhia. 

Leia também: Testes A/B em pricing: o que são e como fazer

Muitas vezes, essas conferências de oportunidades já são feitas, em menor escala, pontualmente e manualmente, pelos nossos clientes. Por isso já partimos com uma base em experimentos de pricing que já foram realizados anteriormente.

De maneira resumida, é importante que a equipe de precificação acompanhe a adesão da lista de preços nas regras da companhia, a execução da lista de preços nas notas fiscais geradas e como esse preço chega ao ponto de venda (margens na cadeia). Além disso, é importante estar sempre mapeando novas oportunidades segundo o mercado se movimenta.

As ferramentas Aprix de Avisos e de Oportunidades foram pensadas para utilizar o melhor da IA para atacar respectivamente essas duas rotinas. De forma, escalável, automática e inteligente.

O sistema Aprix trabalha com gestão e otimização de preços no modelo SaaS, através de Inteligência Artificial e modelos matemáticos robustos. Conheça todos os módulos do sistema de precificação Aprix.
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Frederico Maciel
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