Indicador projeta variação do volume de combustíveis com relação ao ano anterior

06 de Julho de 2022

Índice é calculado a partir da base de dados da Aprix e da ANP e prevê dados oficiais com margem de confiança de 95%

Foto: Geovanni Herrera

A Aprix lançou neste mês o indicador, em seus relatórios de inteligência, o Aprix Year over Year (YoY), um novo índice de acompanhamento do mercado de combustíveis brasileiro. O YoY prevê o comportamento do volume de combustíveis, antecipando os dados, disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A empresa realiza o monitoramento semanal do mercado de combustíveis brasileiro e desenvolveu o índice com base em uma demanda do mercado, de obter informações atualizadas e precisas. Conforme Guilherme Zuanazzi, CEO da Aprix: “é uma prática do mercado fazer a leitura da performance do segmento de óleo e gás no ano contra ano, porque existe uma sazonalidade bem forte”.

O intuito do indicador é comparar a variação de volume observada a cada mês relativamente aos dados oficiais do mesmo mês no ano anterior. Augusto Dezoti, product manager na Aprix, explica que o valor é gerado a partir de um modelo estatístico, com nível de confiança de 95%, para prever o indicador calculado a partir dos dados oficiais. “A vantagem é que conseguimos gerar essa análise no início de cada mês, enquanto a ANP divulga os dados necessários para calcular indicador, duas a três semanas depois”, afirma Dezoti.

O dado pode ser especialmente útil para gestores de ativos, pessoas ligadas ao setor de óleo e gás, distribuidoras e redes de postos, além de permitir a avaliações de desempenho. Diego Anicet, diretor comercial da Aprix, ressalta a relevância dos relatórios de inteligência para o mercado. “A partir da pandemia, o mercado de combustíveis começou a ficar muito incerto e instável. Com muitos aumentos de custo, variações diárias no valor do barril de petróleo e do dólar, além de outros eventos, as informações disponíveis para quem precisa tomar decisões estratégicas estão frequentemente desatualizadas ou não são muito precisas. O que fazemos, com nossos indicadores, é entregar mais agilidade e precisão. Diminuímos um pouco a incerteza e sobre do mercado entregando poder através desse conhecimento", declara

No mês de maio, o indicado Aprix YoY projetou uma variação de +5% em relação ao ano anterior, mesmo percentual gerado a partir dos dados publicados posteriormente pela ANP. “Antes, não tínhamos, na série histórica, meses suficientes em nossa base de dados, mas agora temos o suficiente para fazer uma análise robusta e assertiva”, complementa Dezoti.

Zuanazzi explica que o, devido à amplitude do intervalo de confiança, mesmo quando o indicador não acerta a projeção, o erro é de apenas alguns pontos percentuais. “O indicador consegue capturar bem as tendências do mercado. E isso tem valor por si só, ao poder projetar o patamar dos dados oficiais”, declara.

 

-

Fonte: Aprix Intelligence

 

Entenda a base de dados da Aprix

Diariamente a Aprix acompanha o mercado de combustíveis nacional por meio do monitoramento de volumes e preços de todas as regiões brasileiras, com uma amostra de mais de 15.000 postos em todo território nacional e dados de oerformance das três maiores distribuidoras de combustíveis do país. Este trabalho permite à startup acumular um volume de dados crescente sobre o setor, e também reunir informações relevantes e atualizadas. A partir deste material, a Aprix desenvolve relatórios de inteligência sobre o mercado.

Nestes documentos, também está incluído o Índice Brasil Volume de Combustíveis Aprix (IBVCA), por meio do qual é possível analisar o comportamento dos volumes vendidos no país. O diferencial deste material em relação aos dados oficiais disponibilizados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está em sua periodicidade semanal. Tal diferencial permite uma antecipação de até três meses das oscilações do volume de vendas no país. Além disso, também é disponibilizada a dinâmica de preços monitorados diariamente pela Aprix.

 
 A imagem mostra, sobre um fundo branco, um texto escrito em letras azul-marinho, que diz: "Painel de Arbitragem Aprix. PPI, Brent, WTI, Esalq e outras informações sobre o setor de combustíveis, atualizadas em tempo real num painel intuitivo e gratuito. Acesse agora!". Clicando na imagem, é possível acessar a página da web para fazer a inscrição no painel
 

 

Quer ficar por dentro das novidades do Aprix Journal? Assine nossa newsletter quinzenal e receba as últimas reportagens e notícias sobre combustíveis, tecnologia e precificação diretamente em seu e-mail. 



Compartilhe este material