O sistema de coleta de preços da Aprix: 10 mil postos monitorados no Brasil

15 de Junho de 2020

Atualmente, possuir dados atualizados sobre o macroambiente, os consumidores, os concorrentes, entre outras variáveis, é uma vantagem competitiva no mundo dos negócios. Isso porque na posse de indicadores quantitativos, as empresas podem tomar decisões embasadas, identificar tendências e prever ameaças.

Especialmente no setor de combustíveis, em que atuamos, a obtenção de dados ainda é arcaica, com operações que normalmente envolvem um trabalho manual oneroso. Pensando em mudar essa realidade, construímos um sistema de coleta de preços robusto, oposto aos métodos tradicionais disponíveis até então. Através de técnicas de computação para obtenção de dados abertos, nossos clientes têm acesso a informações atualizadas de uma ampla base de postos.

Nossa tecnologia é capaz de coletar diariamente o preço bomba de 10 mil postos no Brasil inteiro, totalizando 25% dos postos do país e cobrindo todos os estados e capitais da união. Assim, conseguimos agregar valor ao mercado de combustíveis possibilitando uma análise quantitativa do setor, que é essencial para uma rápida e ponderada tomada de decisão.

Com esses dados, entregamos para o revendedor de combustíveis um panorama dos preços dos seus concorrentes em uma base diária. Estrategicamente falando, isso significa que nossos clientes podem acompanhar as movimentações de preços ao longo do dia e, assim, desenvolver um posicionamento mais dinâmico em relação à concorrência.

Na Aprix, acreditamos que os dados não devem ser “artigo de luxo”, queremos cada vez mais dados e informações de qualidade circulando no setor. Através da tecnologia, como o sistema de coleta de preços desenvolvido, buscamos aproximar nossos parceiros das informações que auxiliam a tomada de decisão. Afinal, na revenda de combustíveis, manter-se atualizado significa manter-se competitivo.


Compartilhe este material