Postos deixam de capturar R$ 96 mil anualmente por decisões equivocadas de preços

02 de Outubro de 2020

A rotina de precificação de um revendedor pode ser onerosa e envolver diversas obrigações, como avaliações de preços do mercado, cálculos manuais de margem e suposições de como a demanda reagirá ao novo posicionamento de preço nas bombas. Além disso, quando as decisões começam a envolver um número maior de postos, como é o caso em redes, elas ainda precisam ser avaliadas conforme os diferentes contextos nos quais os postos estão inseridos e para cada produto.


Para Bernardo Queiroz, diretor comercial da Aprix, startup de precificação de combustíveis, pode existir ainda uma perda acumulada. “Não se trata somente de uma decisão difícil de ser tomada, que demanda tempo e energia, como também impacta diretamente no resultado da rentabilidade da operação. Ou seja, além de despender tempo, caso a decisão correta, alinhada à estratégia do posto, não seja tomada, as vendas sentirão o efeito, o que resultará em menos dinheiro no caixa do posto”, explica.


Segundo um estudo conduzido pela equipe de cientistas de dados da Aprix neste ano, um posto que vende uma média de 200 m³/mês pode deixar de faturar até 96 mil reais em um ano, que poderiam ter sido capturados via decisões ajustadas de precificação. O valor foi obtido através de uma média de resultados fornecidos pelo sistema a respeito dos clientes da startup. O cálculo utilizou como base a venda média dos clientes da Aprix e a margem média desses clientes no último ano. Depois, calculou-se o resultado médio que o cliente teve com o sistema — um incremento da ordem de 10% no lucro bruto via precificação. O valor foi então multiplicado pelos 12 meses do ano, chegando a aproximadamente 96 mil reais.


Essa estimativa expressa em um valor quantitativo o tamanho da perda de decisões equivocadas, porém ela não contabiliza o valor das horas gastas em discussões e suposições.


“A pergunta que sempre fazemos aos revendedores que conversamos é: quanto tempo você investe, diariamente, para tomar uma decisão que nem mesmo você confia que seja a melhor para o seu negócio?”. Para Queiroz, esse déficit pode servir de reflexão para os donos de postos repensarem métodos tradicionais e investirem em novas tecnologias para seus negócios.

 

Painel de Arbitragem Aprix Pricing: PPI Brent WTI ESALQ e outras informações do setor de combustíveis, atualizadas em tempo real em um painel intuitivo e gratuito
 

 

Quer ficar por dentro das novidades do Aprix Journal? Assine nossa newsletter semanal e receba as últimas reportagens e notícias sobre combustíveis, tecnologia e precificação diretamente em seu e-mail. Ou, se preferir, receba pelo WhatsApp. Basta clicar neste link, salvar nosso número e nos enviar uma mensagem.



Compartilhe este material