Tarifa dinâmica de preços abre caminho no segmento de postos de combustíveis

02 de Outubro de 2020

Conheça a empresa que promete revolucionar a precificação no setor de combustíveis

A ideia não é nova, mas as ferramentas evoluíram muito e há agora mais abertura por parte dos revendedores para abraçarem a Inteligência Artificial na formação dos preços dos combustíveis.


Em Los Angeles, a cidade com pior congestionamento de tráfego no mundo, é comum ver bombas de gasolina em lados opostos da estrada rivalizarem com preços vastamente diferentes. Uma tem desconto com compra de lavagem do carro, a outra é mais competitiva no combustível premium, e por vezes a diferença é de 30 centavos ou mais por galão, que equivale a 3,78 litros. Acrescentando os cartões de fidelização, a penalização por usar cartão de crédito ou a bonificação por pagar com dinheiro, uma ida ao posto de combustível da direita pode ter um preço final muito diferente do que é oferecido no posto da esquerda.


Também há que ter em conta os serviços e produtos associados: um posto até pode ter a gasolina mais barata, mas lá dentro um café e uma torrada custam o dobro do que na bomba com combustível mais caro.


Como são tomadas estas decisões? Quantos consumidores são sensíveis a estas diferenças? Haveria impacto significativo se os postos de combustível tivessem preços mais dinâmicos, adaptados aos altos e baixos da procura?


É isso que o mercado descobriu no ano passado, quando a tecnológica brasileira Aprix começou a testar a sua solução de formulação de preços com inteligência artificial em Portugal. A empresa especializou-se no segmento de vendas de combustíveis porque, segundo explica o CEO Guilherme Zuanazzi, o perfil deste mercado é “totalmente dependente de precificação, com altos volumes de vendas, baixa margem de lucro e procura extremamente sensível às flutuações do preço”.


A Aprix está solidificando a sua tecnologia no mercado brasileiro, mas já atende grandes redes de postos de combustíveis. “A Aprix nasceu voltada ao varejo de combustíveis com a convicção de que existe muito valor sendo deixado na mesa pelas empresas do setor, especialmente por não conseguirem traduzir de forma estruturada as definições estratégicas nas políticas de precificação”, afirma o CEO.


Os resultados obtidos pelas empresas que usam o produto da Aprix comprovam. “Ao observarmos a performance dos postos que utilizam o Precificador Aprix, o aumento médio de lucratividade chega a quase 10%”, revela Guilherme Zuanazzi. “Para um setor de margem apertada, em torno de 5%, e alto giro, uma melhoria dessa ordem significa bastante valor gerado”, frisa.


Como funciona? Não é software de comparação com a concorrência nem de análise simples de oferta e procura. As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), que aumentaram consideravelmente ao longo dos últimos anos, permitem treinar algoritmos para prever o comportamento dos consumidores quando um preço é alterado, fazendo recomendações de subida ou descida. Para isso, levam em conta diversos fatores, desde a meteorologia até o comportamento dos detentores de cartões de fidelização na última semana.

 

 

Quer ficar por dentro das novidades do Aprix Journal? Assine nossa newsletter semanal e receba as últimas reportagens e notícias sobre combustíveis, tecnologia e precificação diretamente em seu e-mail. Ou, se preferir, receba pelo WhatsApp. Basta clicar neste link, salvar nosso número e nos enviar uma mensagem.



Compartilhe este material