Três aspectos do maior nível de maturidade em pricing

04 de Agosto de 2022

Saiba identificar o que diferencia as empresas no nível “mestre em preços” e como isso impacta na agilidade da precificação

Foto: Bust/Negative Space

De acordo com Paul Hunt, da Pricing Solutions, existem cinco níveis de maturidade em pricing, e apenas 10% das empresas estão nos dois níveis mais avançados. O nível máximo, chamado de "mestre em preços", concentra apenas 1% das empresas. Entretanto, entrar nesse grupo seleto pode ser mais fácil do que parece.

Chega no quinto degrau da escada a empresa que, tendo sistemas de otimização de preços utilizados de forma ampla — tanto para decisões de preços quanto para fluidez do processo de transmissão de informações —, define um responsável da alta gestão para coordenar todos os esforços de precificação da empresa, com equipe de analistas focada em gerenciar o sistema e a operacionalização dos preços.

 

Otimização do processo com Inteligência Artificial

O uso de sistemas de precificação com algoritmos de inteligência artificial representa duas grandes vantagens para as empresas que os utilizam: eficiência e inteligência.

As análises de performance dos produtos, por exemplo, normalmente demandam do time de pricing que sejam consolidados diferentes dados, posteriormente avaliados através de ferramentas de bussiness intelligence (BIs). Uma vez feita a avaliação, para que o reajuste de preços seja efetuado, são necessárias etapas manuais para atualizar preços nos sistemas da companhia. Demorada, a operação manual representa um gargalo no processo.

Através de uma plataforma que centralize esses dados, muitas etapas podem ser eliminadas. Os dados podem ser atualizados em tempo real, e apresentados em dashbpards gerados pela plataforma. Torna-se possível fazer a redefinição de preços dentro da plataforma, com atualização automática no sistema de força de vendas.

 
Eleve a precificação da sua empresa! Entenda a Escada de Maturidade em Pricing, qual estágio atual da sua empresa e o que é preciso fazer para evoluir. Agende um diagnóstico gratuito! 

Time qualificado e eficiente

Outra característica do nível máximo de precificação são equipes profissionais bem estruturadas. Uma pessoa da alta gestão é responsável por coordenar os esforços de precificação da empresa, com equipe de analistas focada em gerenciar o sistema e a operacionalização dos preços.

O uso de um sistema de precificação permite a agilidade da equipe, que, sem precisar manipular dados, pode tomar decisões baseadas em dados otimizados e personalizados para cada produto, de acordo com as políticas comerciais.

Novamente, evidencia-se como a Inteligência Artificial gera eficiência, já que o time de pricing não precisa mais manipular dados e pode focar em ajustes de preços mais granulares. "Mesmo que os dados estejam atualizados, não é humanamente possível analisar cada decisão individualmente. A Inteligência Artificial possibilita uma tomada de decisão rápida”, declara Bernardo Queiroz, Chief Revenue Officer da Aprix.

 

Precificação cada vez mais precisa

Quando o processo de extração de dados é manual, por mais rápido que seja, ele está sempre defasado; afinal, as planilhas são uma fotografia da situação de um produto em um determinado momento, que pode não ser a mesma na hora de definir os preços. Por isso, quando a equipe usa uma plataforma dinâmica, automaticamente atualizada, o processo torna-se não apenas mais rápido, como também mais precisos.

Em cenários de inflação elevada, por exemplo, a capacidade de reagir rapidamente às mudanças de mercado pode ser um importante diferencial competitivo. É o que explica Diego Anicet, diretor comercial da Aprix. “Isso se reflete em ganho para a empresa por estar trabalhando com o preço mais atualizado possível, o mais rápido possível Em vez de trabalhar por 15 dias com o preço desatualizado, hoje se consegue trabalhar no mesmo dia, ou um dia depois, capturando o valor mais rápido com os ajustes feitos no preço”, enfatiza Diego.

 


 

Quer ficar por dentro das novidades do Aprix Journal? Assine nossa newsletter quinzenal e receba as últimas reportagens e notícias sobre tecnologia, precificação e indústria diretamente em seu e-mail. 



Compartilhe este material