Aprix Connect reúne 120 profissionais de pricing de todo o Brasil

Primeira edição do evento teve como foco o compartilhamento de conhecimento e networking
Um grupo de cerca de cem pessoas em uma sala sorri em direção à câmera.

No dia 17 de outubro, o STATE Innovation Center, em São Paulo, foi palco do Aprix Connect, que reuniu mais de 120 profissionais que trabalham com pricing e Revenue Growth Management (RGM) no Brasil. Com doze palestrantes de empresas reconhecidas, o evento foi projetado para discutir as tendências no mercado, promover a troca de experiências, compartilhar boas práticas e estimular o networking, com o objetivo de fortalecer e integrar a comunidade de pricing no Brasil.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras e painéis com especialistas, que compartilharam experiências práticas e reflexões sobre como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no mercado.

Entre os temas abordados, destacaram-se discussões sobre a transformação digital no pricing, estratégias de precificação dinâmica, análise de dados para otimização de preços e práticas de sucesso no mercado brasileiro. Os palestrantes compartilharam suas visões e conhecimentos, enriquecendo a compreensão dos participantes sobre as estratégias de pricing mais eficazes no cenário atual.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso do Aprix Connect. Foi uma oportunidade incrível para profissionais do setor de pricing se reunirem, aprenderem uns com os outros e fortalecerem os laços dentro da nossa comunidade”, afirmou Bernardo Queiroz, CRO da Aprix, a empresa organizadora do evento.

Além das palestras, o evento incluiu oportunidades de networking, permitindo que os participantes estabelecessem contatos e compartilhassem ideias de forma mais informal. 

Os números do evento

O Aprix Connect se destacou por reunir profissionais de diversas áreas e empresas que têm — ou buscam ter — o pricing como elemento central em suas estratégias de negócios. Apesar de ser uma área emergente em muitas empresas brasileiras, 43% dos participantes do Aprix Connect ocupam cargos com os termos “Pricing” ou “RGM” e correlatos no título. Os demais 57%, que não estão em posições específicas sobre pricing, foram ao Aprix Connect porque estão cientes da importância da disciplina. Isso significa que podem ser promotoras de uma cultura de RGM em suas companhias, além de aprimorarem sua carreira com um diferencial estratégico. 

Além disso, entre as pessoas presentes no Aprix Connect, mais de 85% possuem cargos de alto nível na área em que atuam, destacando a importância e o prestígio do evento como um ponto de encontro para profissionais influentes e experientes. 

Apesar de ser uma área emergente em muitas empresas brasileiras, 43% dos participantes do Aprix Connect ocupam cargos com os termos "Pricing" ou "RGM" e correlatos no título. O gráfico ilustra que 38 
pessoas tinham Pricing no título do cargo, 16 
pessoas com RGM 
no título do cargo e mais de 60 que reconhecem a importância das disciplinas e buscam conhecimentos aplicáveis à sua realidade

Speakers falaram da teoria à cultura empresarial

Palestra: Desafios de RGM para empresas de consumo em 2023-24

O palestrante Pedro Fernandes é sócio na Customer Practice da McKinsey no Brasil, com foco em impulsionar o crescimento de empresas de bens de consumo embalados por meio de práticas de marketing e vendas. Em sua palestra, abordou as complexidades e oportunidades que as empresas deste setor enfrentam para impulsionar o crescimento de receitas nos próximos anos. Com a constante evolução do cenário de consumo, o Revenue Growth Management (RGM) tornou-se uma parte fundamental das estratégias comerciais bem-sucedidas.

Palestra: Inteligência Artificial como aliada na precificação

O uso da IA para tomar decisões de preços não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para as empresas que desejam se manter relevantes em mercados competitivos. Guilherme Zuanazzi representa a Aprix, uma empresa desenvolvedora de software para resolver problemas e processos complexos de precificação. O especialista compartilhou como as empresas brasileiras estão aproveitando a tecnologia de IA da Aprix para potencializar seus resultados.

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Painel: O poder do pricing sobre o EBITDA

Neste painel, especialistas em pricing discutiram estratégias, ferramentas e práticas de empresas que têm os preços como um dos pilares na geração de resultados. Para abordar a relação entre a estratégia de precificação e o EBITDA de uma empresa, os especialistas comentaram estratégias eficazes de pricing, desafios comuns e exemplos práticos de empresas que melhoraram seu EBITDA por meio de abordagens de precificação bem-sucedidas.

Sobre os membros do painel:

Partner na DOC Consulting, George Papageorgiou é um executivo de pricing sênior especializado em desenvolvimento de clientes, operações de vendas, projetos de route to market, precificação (Revenue Growth Management) e marketing do comprador.

Daniel Bannwart Rago é diretor de Revenue Management na Cargill, com mais de 15 anos de experiência em impulsionar estratégias de negócios em grandes empresas varejistas e indústrias de FMCG.

Diana Serra é gerente de Pricing na Unilever. Possui experiência na área financeira, apoiando processos de negócios como marketing, supply chain, compras e finanças corporativas.

Victor Godinho é head de Revenue Management na Diageo, com uma carreira focada em impulsionar estratégias de negócios e crescimento de receitas.

Palestra: Perspectivas econômicas no Brasil e impactos nos preços 

A política monetária e o panorama macroeconômico impactam diretamente o pricing das empresas CPG, influenciando custos, margens de lucro e demanda do consumidor. Uma compreensão sólida dessa relação é crucial para tomar decisões de pricing eficazes no setor.

Na palestra, a especialista em inflação e estratégia da Warren Andréa Angelo aprofundou como as decisões de políticas monetárias vêm afetando a economia, incluindo seu impacto na inflação, no investimento e no consumo.

Webinar Precificação em tempos de inflação: como reajustar preços de forma eficiente em períodos de pressão inflacionária? Clique e assista à gravação.

Palestra: Pricing gerando EBITDA: estruturação de uma área de pricing em uma indústria FMGC

O foco da palestra foi o papel crucial do pricing na geração de EBITDA, com foco na otimização da estruturação de um departamento e na formulação de uma estratégia de pricing bem definida no setor de FMCG. Além disso, destacou-se a importância da análise de mercado, da avaliação da concorrência e da compreensão da percepção de valor do cliente.

Luiz Barreto Bisneto é Head de Revenue Management na M. Dias Branco. Trabalha com gerenciamento de resultados, modelagem estatística de vendas e desenvolvimento de modelos inteligentes de preços e marketing, por meio de projetos e ferramentas de algoritmos estatísticos.

O especialista explorou como uma abordagem estratégica para o pricing pode atuar como catalisador para potencializar os resultados financeiros na indústria FMCG, garantindo um EBITDA saudável e promovendo um crescimento sustentável.

Painel: Como criar uma cultura de RGM na sua companhia?

Especialistas destacaram a importância de alinhar as estratégias de pricing com a alta gestão da empresa, oferecendo insights para implementar práticas eficazes de RGM e impulsionar o crescimento sustentável. A governança organizacional foi discutida como elemento essencial para a cultura de RGM, com foco na necessidade de alinhar metas e decisões entre os departamentos. Também foi abordada a relação entre os setores de pricing e o departamento comercial.

Sobre os membros do painel:

Ana Efigênia Souza Barros é uma profissional especializada em Pricing e Revenue Management com mais de 20 anos de experiência liderando áreas e projetos em grandes empresas nos setores B2C, B2B, serviços e commodities. Aborda desde a criação até a estruturação do setor, incorporando operações e táticas de pricing e RM.

Jose Inacio Neto é diretor de Revenue Management na L’Oréal, com experiência em planejamento estratégico de vendas e Revenue Management em grandes empresas. Atuou em diversas indústrias, como BRF, Johnson & Johnson e GSK.

Rafael Coufal é diretor de Revenue Management na Ambev Beyond. Tem experiência em vendas com foco em precificação, estratégia e planejamento. Possui vivência multidisciplinar com profissionais de logística, financeiro, marketing, gestão e vendas.

Fernando Henrique Martins é diretor de Revenue Growth Management na Bimbo Brasil, com mais de 15 anos de experiência na área de gestão de receita e pricing em grandes empresas de bens de consumo. Prioriza inovação e alto padrão de qualidade, criando valor para stakeholders.

Aprix Connect tem edição confirmada em 2024

Para o CEO da Aprix, Guilherme Zuanazzi, a primeira edição do evento foi a validação de uma hipótese: a de que os profissionais de pricing no Brasil carecem de ambientes de troca. “No próximo ano, o evento continuará a ser um catalisador para o desenvolvimento da comunidade de pricing do Brasil, promovendo inovação e colaboração entre profissionais do setor”, ressalta Zuanazzi. 

Para saber mais sobre o Aprix Connect, acesse a página oficial do evento.

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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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