Como a IA pode fazer verificações automáticas no processo de pricing

A automação de tarefas simples reduz o erro humano e o tempo de execução dos processos, otimizando resultados

A atualização de planilhas é uma das rotinas do processo de pricing. Embora necessária, muitas vezes, a realização de tarefas repetitivas pode ser exaustiva para os funcionários e gerar erros. Mas existem formas de contornar esse problema: operações manuais rotineiras podem ser automatizadas com códigos específicos, tornando o processo inteiro mais ágil.

Conforme o professor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Adriano Leal, o uso de algoritmos não dispensa o trabalho humano, pelo contrário: a inteligência artificial complementa o trabalho das equipes. “A IA vem para prever fenômenos complexos que um ser humano sozinho não consegue perceber”, afirma o professor.

Assim, a inteligência artificial economiza o tempo de execução das atividades e reduz as chances de erro humano. Como resultado, seu uso melhora o desempenho das equipes. Entretanto, para poder automatizar etapas no processo, alguns passos devem ser seguidos.


Como fazer verificações automáticas com IA


De acordo com Frederico Maciel, CPO na Aprix, startup com soluções baseadas em dados para a precificação e inteligência de mercado, duas etapas são necessárias para obter esse resultado. O primeiro passo é entender o processo e identificar o que pode ser automatizado.

Ter um processo robusto é essencial para o bom funcionamento dos algoritmos. “A Inteligência Artificial foi desenhada para atividades relativamente repetitivas e que você consiga fazer previsões e boas estimativas a respeito do resultado. Dito isso, o que é melhor aplicado antes de aplicar a IA é fazer um redesenho dos processos administrativos”, ressalta Adriano Leal.

Então, é necessário fazer uma limpeza dos dados e garantir que as informações estejam padronizadas. Só então os algoritmos de inteligência artificial podem trabalhar nas verificações. “Ter problemas de dados é ruim em qualquer área da empresa, mas, na hora de determinar um preço, pode ser o que faz com que uma empresa tenha lucro ou prejuízo”, aponta Maciel.

Da mesma forma, é importante garantir que a qualidade dos dados que chegam para a IA seja adequada. O impacto de um único dado de custo ser preenchido errado pode causar um impacto financeiro considerável. Por exemplo, registrar um custo supondo que o valor está 10% abaixo da realidade, projetando uma margem de 15% (que, na verdade, era de 5%), é um erro que faz com que o lucro seja três vezes menor do que o que se planejava. “É um prejuízo enorme passar um preço errado, presumindo que o custo era outro, mas é algo que acontece no mercado”, explica Frederico.

O sistema da Aprix oferece um módulo de gestão de lista de preços. Por meio dele, é possível fazer atualização de preços automatizada e verificação eficiente de regras de negócio, para gerar economia de tempo e vantagem competitiva, através da melhor gestão da lista de preços.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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