Como plataformas de precificação podem beneficiar a indústria

Por Pedro Piccoli Soares, especialista em Strategic Pricing e Revenue/Yield Management com experiência em empresas mundiais nas áreas de Engenharia Industrial, Alimentos & Bebidas e Transporte & Mobilidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company em 2020, com 1.700 líderes de empresas, constatou-se que 85% dos times de gestão acreditam que as suas decisões relacionadas a precificação precisam de melhorias e que apenas 15% destes líderes afirmaram possuir as ferramentas e dashboards necessários para definir e monitorar preços. Esses dados revelam uma carência existente na indústria global de plataformas e softwares designados especificamente para a gestão de estratégias de Pricing. Além disso, nessa mesma pesquisa os gestores foram questionados sobre a integridade de preços e, apenas 13% destes responderam possuir os incentivos corretos na linha de frente para garantir essa integridade.

Aprimorar as ferramentas de monitoramento e precificação, assim como desenvolver a liderança em tópicos relacionados a Pricing são assuntos amplamente discutidos nos dias de hoje. Apesar disso, ainda existe uma carência de sistemas e softwares específicos para a área. Como mencionado na pesquisa acima, podemos perceber que esse não se trata de um problema existente apenas no cenário brasileiro, mas algo que atinge toda a indústria no mundo. De modo geral, plataformas de precificação beneficiam as empresas ao permitir uma gestão concisa e consistente dos preços, uma alta flexibilidade, respostas ágeis a mudança de mercado e, em muitos casos, essas ferramentas podem ajudar na gestão de promoções. Em sistemas mais avançados e com um viés voltado também para inteligência de mercado, é possível realizar monitoramentos de preços de concorrentes, estimar elasticidades de preços, diretas e cruzadas, e com isso realizar também forecasts de demanda muito mais precisos que os gerados por times de PCP.

 

Estratégias robustas

Pensando especificamente nas vantagens relacionadas consistência de preços, plataformas de precificação ajudam as empresas a garantir que a estratégia, definida pela equipe de Pricing, está sendo aplicada de forma consistente em todos os níveis do business. Essas estratégias geralmente são complexas e apresentam diversas variações de desconto por canal de venda, tipo de produto, região geográfica e volume de vendas e, por incredível que pareça, não são raros os casos em que encontramos problemas no desdobramento dessas estratégias. Nesse sentido, sistemas voltados especificamente para a área de precificação ajudam a garantir que nenhum desconto desnecessário ou preço incorreto está sendo aplicado, podendo ainda agregar funções como níveis de aprovação para solicitações de desconto que escapem o espoco previamente definido. 

Competitividade no mercado

Ao mesmo tempo, possuindo todos os dados e as informações necessárias em uma única plataforma, as empresas podem reagir de maneira muito rápida e precisa a alterações no mercado onde atuam. Levando em conta o dinamismo dos dias de hoje, é imprescindível que mudanças na estratégia de canais específicos, regiões e produtos sejam administradas de maneira muito eficaz e eficiente. Nesse sentido, uma plataforma de precificação pode garantir uma maior competitividade para a empresa, através de respostas imediatas e “cirúrgicas” para possíveis promoções e campanha de concorrentes, variações do mercado e sazonalidade, ou até mesmo mudanças no padrão de compra dos consumidores. Empresas que investirem em sistemas dessa natureza primeiro, terão sem dúvida uma vantagem competitiva relevante que se refletirá em seus resultados financeiros.

Relacionada ao ponto mencionado acima, a função de gestão de promoções também é muitas vezes agregada a estas plataformas. Em praticamente todas as indústrias, a gestão de ações promocionais segue sendo feita de maneira muito intuitiva e geralmente baseadas na opinião da equipe de vendas, com poucos dados concretos. Sistemas de gestão voltados para o departamento de Pricing podem gerar estimativas de resultados com base em cálculos matemáticos, respaldados por significâncias estatísticas, tomando em consideração as estimativas de elasticidades de preços dos produtos. Desse modo, as análises de promoções se tornam muito precisas e garantem a otimização dos descontos. Por fim, é possível também realizar um tracking em tempo real das promoções, monitoramento volumes de vendas e receita por canais, tipo de produto e região.

Diferencial estratégico

Existem diversas outras aplicações e funcionalidades que plataformas de gestão de preços podem apresentar e, cada uma delas, apresenta novas possibilidades e oportunidades para a sua empresa. Atualmente, vários empreendedores já avistaram esse mercado e é possível perceber uma crescente oferta de sistemas voltados para a área Pricing. De modo geral, essas ferramentas podem ser adaptadas as necessidades atuais do seu mercado, além de agregar novidades que poderão ser um diferencial competitivo para sua empresa. Conforme mencionado anteriormente, ainda são raras as companhias no ramo industrial que já utilizam esses sistemas, mas isso é algo que irá mudar rapidamente nos próximos anos e empresas que derem o primeiro passo antes estarão à frente dessa corrida.

Por Pedro Piccoli Soares, especialista em Strategic Pricing e Revenue/Yield Management com experiência em empresas mundiais nas áreas de Engenharia Industrial, Alimentos & Bebidas e Transporte & Mobilidade

Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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