Gerenciar os investimentos nos canais de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para 99% dos players ouvidos na pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o trade marketing?”, as ações de trade passaram a ter um novo status no ambiente estratégico do mercado nos últimos cinco anos. O estudo foi encomendado pela Ampro (Associação de Marketing Promocional).
“As empresas estão passando por transformações digitais e a percepção geral é que o trade precisa se adaptar, rapidamente, a este novo comportamento de compra”, declara o diretor do Comitê de Trade Marketing da Ampro, Sergio Alves.
Uma das principais funções do trade marketing é definir objetivos estratégicos e gerenciar investimentos necessários para alcançá-los. E uma das principais formas de fazer isso nos canais de vendas é criar uma estratégia de preços. É importante definir preços que atraiam os compradores e ao mesmo tempo maximizem o retorno sobre o investimento.
Outra forma de gerenciar os investimentos nos canais de vendas é investir em promoções de marketing e publicidade, a fim de aumentar o número de vendas e a base de clientes.
Como gerenciar preços em vários canais de vendas
Gerenciar preços em vários canais de vendas pode ser um desafio para qualquer empresa. Se você está vendendo produtos em vários canais, é importante ter o controle de como os preços estão sendo estabelecidos, a fim de maximizar o retorno sobre o investimento.
É importante garantir que os preços sejam consistentes em todos os canais. Isso significa que todos devem seguir a mesma estratégia, com base nos objetivos comerciais da companhia. Por exemplo, se você quiser maximizar o volume de vendas, poderá estipular preços mais baixos em alguns canais para aumentar as vendas.
Outra consideração importante é a necessidade de se monitorar constantemente os preços estabelecidos nos canais de venda. Isso significa que você deve sempre acompanhar as mudanças nos preços dos seus concorrentes e ajustar os seus preços, caso necessário. Além disso, você deve fazer o máximo para evitar o preço predatório, ou seja, cobrar preços muito baixos para desencorajar a concorrência.
Em paralelo, é importante monitorar as atividades de vendas nos canais de forma a garantir que os investimentos estejam sendo aplicados de forma eficaz e que os resultados sejam alcançados.
Para cumprir todos estes requisitos, é importante ter uma ferramenta de análise de preços que possa ajudar equipes de pricing e de trade marketing a identificar tendências de preços nos canais de vendas e apoiar a tomada de decisão com base nos dados, além de medir a eficácia dos esforços de gerenciamento de preços.
Tal plataforma também pode rastrear os preços estabelecidos nos canais de vendas, identificar tendências de preços e ainda medir o retorno sobre o investimento para garantir que estejam sendo aplicados de forma eficaz.