Três etapas para atingir o nível mais alto de maturidade em pricing

Apenas 10% das empresas chegam aos dois últimos níveis; 70% ainda precificam com base nos custos da empresa e deixam de lado oportunidades de otimização
Uma mulher, vestindo camisa social, olha sobre a tela de um computador para algo que está fora do quadro da foto.

De acordo com Paul Hunt, criador do conceito da escada de maturidade de pricing, apenas 10% das empresas chegam aos dois últimos níveis. A especificidade desse grupo está ligada à tecnologia: são empresas que usam algoritmos de otimização e inteligência artificial na tomada de decisão de preços.

Entretanto, chegar neste nível pode ser mais fácil do que parece. Entenda três etapas essenciais para chegar ao nível de “mestre em preços”:

Revisão do processo

O primeiro passo para elevar o nível do pricing é garantir que o processo seja robusto e eficiente. Para isso, é necessário revisar o processo a fim de identificar pontos de melhoria, preparando-o para automações. É o que afirma o professor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Adriano Leal: “o redesenho de processo é fundamental uma vez que, em primeiro lugar, você tem que atentar às questões da LGPD”, diz referindo-se à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Além disso, afirma que muitas empresas praticam processos redundantes ou desnecessários “Em segundo lugar, depois de redesenhar os processos, eles se tornam mais eficientes”, complementa Leal.

Automação de etapas manuais

Com um processo simplificado e organizado, qualquer empresa pode automatizar tarefas simples com algoritmos de inteligência artificial. Nesta etapa, muitas empresas optam por adotar um software de precificação, de modo que o processo inteiro torna-se automatizado.

A automação melhora a performance das equipes, uma vez que os profissionais deixam de aplicar esforços em tarefas manuais e passam a investir em análises de dados e otimização. “Quando você trabalha com IA não existe uma solução única para tudo. Não dá para rodar um escritório inteiro apenas com IA. Você automatiza tarefas específicas que realmente se beneficiam com isso”, declara Leal. Por isso, a tecnologia funciona como uma aliada das equipes que usam a ferramenta.

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Otimização das decisões

Os algoritmos, além de realizarem automaticamente tarefas manuais, têm o potencial de auxiliar as pessoas na tomada de decisão, através do processamento de um volume de informações incompreensível para a mente humana. Através do aprendizado de máquina, os algoritmos compreendem padrões nos dados utilizados na precificação e são capazes de fazer sugestões de preço que maximizem as margens de lucro.

Com um sistema de precificação para a indústria, é possível distribuir os reajustes de preço da maneira mais granularizada possível, aumentando as margens. “O sistema é capaz de olhar para cada produto, identificar o conceito da elasticidade daquele produto, entender quanto aquele produto é capaz de absorver em termos de repasse de preço”, explica Bernardo Queiroz, CRO da Aprix.

Ao atingir essa etapa, a equipe de pricing poderá realizar todas as operações necessárias na tomada de decisão apenas pela plataforma, em um processo simplificado e inteligente, e dar adeus ao preenchimento de planilhas.

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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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