Resumo da dinâmica de preços e volumes dos combustíveis em 2024

Primeiro trimestre foi caracterizado pelo aumento da gasolina; pico no preço do petróleo projeta aumentos para os próximos meses

Dinâmica de preços

Evolução dos preços da gasolina comum e do diesel

O primeiro semestre de 2024 foi caracterizado por um aumento no preço dos combustíveis. O preço médio da gasolina e do diesel ao longo do primeiro trimestre foi de R$ 5,17 e R$ 5,50, respectivamente. Considerando os primeiros seis meses do ano, os valores médios ficam em R$ 5,82, para a gasolina, e R$ 5,98, para o diesel.

Evolução do preço da gasolina e do diesel por distribuidora

No último mês, entre as três principais distribuidoras do país, a Ipiranga e a Raízen aplicaram o preço mais baixo (R$ 5,89), enquanto a Vibra praticou o valor mais elevado (R$ 6,00). Já para o diesel a Raízen também aplicou o patamar de preços mais baixo (R$ 5,97), mas Vibra praticou o valor mais alto (R$ 6,00).

Considerando o semestre, quanto à gasolina, a Raízen praticou o preço médio de R$ 5,82 (menor valor entre as distribuidoras), já o preço médio da Vibra foi de R$ 5,91 (maior valor). Para o diesel, o menor preço médio verificado foi de R$ 6,00, pela Raízen, e o maior foi de R$ 6,04, pela Vibra.

Volume de vendas

Esse indicador avalia a recuperação do mercado de combustíveis com relação à crise verificada no início de 2020. O período de referência para o monitoramento feito pela Aprix é uma média diária da variação no volume de combustíveis comercializados no país no ano de 2020, para efeito de comparação.

Volumes de vendas (gasolina e diesel) por distribuidora

A Ipiranga observou a maior variação positiva no volume de vendas (20%). As outras duas principais distribuidoras, Raízen e Vibra, tiveram variação respectiva de 19% e 18%.

Volumes de vendas (gasolina e diesel)

O volume de vendas no agregado de gasolina, diesel, etanol e GNV teve uma variação média de 13%, variando entre −4% e 22% durante o período. Ao longo do trimestre, a gasolina comum teve variação positiva de, em média, 13%, e o diesel, de 6%.

Entenda a base de dados das análises da Aprix

Diariamente a Aprix acompanha o mercado de combustíveis nacional por meio do monitoramento de volumes e preços de todas as regiões brasileiras. Este trabalho nos permite não somente acumular um volume de dados cada vez maior sobre o setor, mas também reunir informações relevantes e atualizadas. A partir deste material, a Aprix desenvolve relatórios de inteligência sobre o mercado.

Nestes documentos, está incluído o Índice Brasil Volume de Combustíveis Aprix (IBVCA), por meio do qual é possível analisar o comportamento dos volumes vendidos no país. O grande diferencial deste material em relação aos dados oficiais disponibilizados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está em sua periodicidade semanal. Assim, ao ser publicado toda terça-feira, o relatório fornecido pela Aprix oferece informações atualizadas sobre o setor.

Tal diferencial permite uma antecipação de até três meses das oscilações do volume de vendas no país, o que confere eficiência às cadeias produtivas. Além disso, também é disponibilizada a dinâmica de preços monitorados diariamente pela Aprix com uma amostra de mais de 55.000 postos em todo território nacional.

Com base nestes relatórios, o Aprix Journal realiza sínteses de como o mercado de combustíveis nacional se comportou ao longo do mês em comparação ao período pré-crise (pandemia), isto é, entre 09 a 15 de março de 2020. Os relatórios de inteligência da Aprix também apresentam, em valores percentuais, a variação do volume em relação à média de 2020, dado que também consta nesta matéria.

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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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