Aprix completa 5 anos: saiba como tudo começou

Data marca a consolidação da empresa como plataforma de precificação versátil que atende diversos setores

A Aprix, empresa de soluções de precificação com foco em inteligência artificial, celebra seu quinto aniversário em meio a uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Fundada em 2018 por Guilherme Zuanazzi, a startup rapidamente se destacou no mercado nacional com soluções inovadoras e uma equipe altamente qualificada.

A excelência da Aprix e de sua equipe foram reconhecidas com o prêmio de Melhor Time, no South Summit Brasil 2022, e na seleção como Startup Destaque do programa de aceleração de Startups do Instituto Caldeira.

Segundo Zuanazzi, a ideia de criar a Aprix surgiu ao identificar um gap de mercado na maturidade do pricing das empresas brasileiras. Ele acreditava que a solução para elevar o nível do mercado no país seria o desenvolvimento de soluções de precificação que utilizassem inteligência artificial, a partir da experiência observada em outros países.

Primeiro desafio: sobreviver

O primeiro segmento a ser atendido pela plataforma de precificação dinâmica da Aprix foi o setor de combustíveis. A Aprix foi a pioneira nessa tecnologia no mercado brasileiro e esse produto trouxe clientes para a Aprix em 21 estados do país.  Essa solução permitiu que a empresa expandisse para diversos outros segmentos, como indústria, seguros e logística.

Quando perguntados sobre o que esperavam para a Aprix em cinco anos, os cofundadores da empresa foram unânimes ao dizer que esperavam ao menos sobreviver ao primeiro ano. Afinal, segundo a pesquisa “The Top 12 Reasons Why Startups Fail”, da CB Insights, 70% das startups morrem antes de completarem cinco anos.

Novas oportunidades

Durante a pandemia, a Aprix identificou oportunidade de vender dados de mercado coletados pela empresa para outras companhias. Apesar das dificuldades de vendas nos primeiros meses da crise, a empresa cresceu mais de 500% no período. Hoje, a Aprix vende dados para diversos segmentos, como indústria e construção civil.

Em 2022, a Aprix validou uma nova solução: uma plataforma de precificação para grandes empresas. Com isso, a empresa conquistou a confiança de líderes em seus segmentos, como Ambev e M. Dias Branco. 

Seja Aprixer! Confira as vagas abertas e venha construir conosco o futuro da precificação. Clique e acesse

Cultura orgânica

Além das soluções inovadoras, a Aprix tem como destaque sua cultura, que valoriza o aprendizado contínuo e o encara os desafios como oportunidades desde sua fundação.

Além disso, gerar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para aprender errando, para ser quem são e para expressar suas ideias resulta em uma empresa constantemente inovadora.

Os talentos da Aprix também são rigorosamente selecionados. “Enxergo na Aprix um ambiente em que as pessoas acreditam no trabalho, e assim, fazem parte da cultura” Gabriel Correa, cofundador da Aprix.

Hoje, a Aprix completa 5 anos com um histórico de conquistas e inovação, e se prepara para novos desafios e oportunidades em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. “Para os próximos cinco anos, espero um salto muito grande de crescimento. Imagino presença internacional, com produtos cada vez mais modulares”, projeta Bernardo Queiroz, CRO da Aprix.

A cultura e os valores da Aprix refletem um propósito maior que a própria empresa: a revolução da eficiência. A Aprix representa uma parcela do ecossistema que protagoniza o que acreditamos ser a próxima grande revolução da humanidade.

Nesse contexto, no qual incontáveis processos podem ser otimizados com a tecnologia, o papel da Aprix é desenvolver soluções éticas de IA. Os pilares que sustentam as nossas ações em direção a este objetivo são expressos no Manifesto Aprix.
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.