Capacitação de talentos em pricing como diferencial competitivo 

A capacitação e retenção de talentos nas áreas de pricing têm se tornado cada vez mais cruciais para o sucesso do RGM

O pricing é uma disciplina estratégica que vai muito além da definição de preços; envolve a análise de dados, compreensão do comportamento do consumidor, e o alinhamento dos preços com os objetivos do negócio. Para executar essas funções de maneira eficaz, é fundamental contar com profissionais altamente capacitados e engajados.

Durante o Aprix Connect 2024, Pedro Fernandes, sócio na Customer Practice da McKinsey no Brasil, declarou: “Investir na capacitação e retenção de talentos na área de pricing não é apenas uma necessidade operacional, mas uma estratégia vital para alcançar e manter a vantagem competitiva. Empresas que compreendem a importância de ter uma equipe de pricing bem treinada e motivada estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento.”

Fernandes facilitou o workshop “Construindo a visão de RGM na sua empresa”, onde apontou a atração e o desenvolvimento de talentos como um dos pilares para equipes de alto desempenho. 

Além disso, o tema foi o foco do painel “Capacitação de times: construção e desenvolvimento de equipes de pricing”, que reuniu especialistas para discutir os pilares fundamentais que sustentam uma estratégia de precificação de sucesso nas organizações modernas. O painel foi mediado por Wilson Ricoy, gerente de pricing na Farmax.

A conversa aprofundou-se em três áreas críticas: o perfil ideal do profissional de pricing, a estruturação de processos robustos e independentes de indivíduos específicos, e as melhores práticas para reter e desenvolver talentos nesse campo competitivo.

O perfil do profissional de pricing

Nos últimos anos, houve uma mudança considerável nas habilidades centrais para profissionais de pricing. Thays Siqueira Gomes, head de SRM na General Mills, ressalta: “antes era um perfil muito ‘Excel’, muito matemático. E hoje vemos as soft skills salientando a função”. 

Para ela, a conexão com outras disciplinas e a necessidade de conectar as ações da área à estratégia global da empresa, refletem isso. Para a especialista, ir além das atividades operacionais, olhar para os dados de mercado entendendo o perfil dos consumidores e traçar estratégias com olhar holístico são características centrais. 

Capacitação de talentos em pricing

A capacitação é o primeiro passo para garantir que a equipe de pricing tenha as habilidades e conhecimentos necessários para tomar decisões informadas. Para Julio Sattamini, diretor de Pricing na Ipiranga, é essencial que os profissionais de pricing estejam alinhados com as estratégias de negócios da empresa, garantindo que as decisões de precificação sejam sempre orientadas por dados e focadas em resultados. Além disso, o especialista ressaltou a necessidade do aprendizado contínuo.

Além disso, programas de treinamento contínuos, workshops especializados, e acesso a ferramentas analíticas de ponta são essenciais para manter a equipe atualizada com as melhores práticas e inovações do mercado. 

Retenção de talentos como diferencial competitivo

Retenção de talentos é outro aspecto fundamental, especialmente em uma área tão especializada como o pricing. A alta rotatividade de profissionais pode resultar em perda de conhecimento e consistência na estratégia de precificação. André Paes, CFO da BIC no Brasil, ressalta que a área de RGM é um diferencial competitivo para qualquer empresa. 

Para isso, as empresas devem investir em políticas de retenção, como planos de carreira bem definidos, reconhecimento e recompensas por desempenho, e um ambiente de trabalho que promova o crescimento pessoal e profissional. A retenção de talentos não só contribui para a estabilidade da equipe, mas também ajuda a empresa a construir uma base sólida de conhecimento que pode ser utilizada para desenvolver estratégias de pricing mais sofisticadas e eficazes.

Sobre o Aprix Connect

O Aprix Connect é um evento anual realizado pela Aprix, que reúne os maiores nomes do mercado de Pricing e Revenue Growth Management (RGM). O evento atrai empresas de diversos setores para discutir inovações, desafios e estratégias de pricing. 

A edição de 2024 foi realizada no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, e teve como tema o avanço da maturidade em pricing. O objetivo é ajudar empresas a evoluírem suas práticas de precificação e conectarem-se com os melhores profissionais do mercado.

O Aprix Connect 2024 focou em três pilares para auxiliar as empresas a subirem na escada de maturidade:

  • Analytics: melhores práticas para extrair o máximo valor dos dados disponíveis.
  • Tech enablement: ferramentas, softwares e algoritmos para um processo de pricing bem estruturado.
  • Capacitação de times: os papéis profissionais em RGM, perfis ideais e desenvolvimento de pessoas.

Quer saber sobre tudo o que aconteceu no Aprix Connect 2024? Inscreva-se para receber atualizações sobre a Aprix Connect Magazine.

Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

Continue lendo sobre o assunto

Ajude-nos a melhorar os conteúdos da Aprix

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.