Conheça as tecnologias que prometem marcar o ano de 2022

A cada ano que passa, uma série de tecnologias e inovações vão sendo criadas e projetadas. Em 2021, foram desenvolvidos modelos geradores de linguagem natural altamente avançados, novos substitutos de combustíveis fósseis mais sustentáveis, baterias de metal de lítio com alto potencial elétrico, novas infraestruturas capazes de aumentar a capacidade de uso da inteligência artificial.

Em 2022 não será diferente. Por isso, o Aprix Journal selecionou algumas das inovações mais surpreendentes com lançamento esperado para este ano. Confira!

Ameca

O ano mal começou e já fomos introduzidos à “mais avançada robô com verdadeira forma humana”, como descreve a startup britânica Engineered Arts, responsável pelo seu desenvolvimento. Apresentada pela primeira vez na CES 2022, a maior feira de tecnologia e inovação do mundo, a chamada “Ameca” é capaz de elaborar respostas e fazer gestos com uma naturalidade assustadoramente realista. Tal capacidade se deve à sua estrutura constituída por 17 motores individuais na cabeça construídos a partir de escaneamentos 3D de pessoas reais. Além disso, a humanóide combina técnicas avançadas de inteligência artificial e machine learning.

Starship

A Starship, aeronave financiada pela Space X, também gera altas expectativas com seu lançamento previsto para 2022. Com uma altura aproximadamente de 120 metros, o foguete foi desenvolvido com a finalidade de realizar missões espaciais na Lua e transportar cargas. Porém, as ambições do CEO da empresa financiadora, Elon Musk, ultrapassam os limites do satélite natural da Terra. De acordo com as promessas do empresário, a espaçonave poderá ser utilizada também para viagens espaciais a Marte e, inclusive, para a colonização do planeta.

Metaverso

Outra tecnologia que tem prometido avançar ainda mais em 2022 é o metaverso. Inspirado em jogos de simulação da vida real, a inovação permitiria que seus usuários realizassem atividades que uma pessoa realiza em seu dia a dia, seja de modo online como offline, em um espaço virtual. Com a tecnologia, bastaria um óculos de realidade virtual para realizar reuniões de trabalho, ir em eventos, sair para fazer compras e, até mesmo, ir em uma festa. Todas estas atividades o usuário realizaria com seu avatar. Apesar de parecer coisa de filme sci-fi, o programador e empresário estadunidense Mark Zuckerberg apostou todas suas fichas ao criar um fundo de US$50 milhões destinado exclusivamente ao desenvolvimento de estudos sobre o metaverso. A tecnologia promete tanto que o próprio nome do Facebook foi alterado para Meta.

O sistema Aprix trabalha com gestão e otimização de preços no modelo SaaS, através de Inteligência Artificial e modelos matemáticos robustos. Conheça todos os módulos do sistema de precificação da Aprix.
Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.