Usos da IA que facilitam tarefas cotidianas

A escalada das plataformas IA que otimizam tarefas humanas evidencia a evolução da indústria 4.0

Não é novidade que grandes empresas como a Netflix e a Uber utilizam IA em suas operações cotidianas. No entanto, é cada vez mais comum que todas as empresas possam aplicar o aprendizado de máquina em suas operações. É a “revolução da eficiência”: com o desenvolvimento da indústria 4.0, a tecnologia de ponta se torna cada vez mais naturalizada em diversos tipos de trabalho. 

precificação baseada em IA é outro exemplo de uso do aprendizado de máquina, que começou em setores como aviação e hotelaria, e hoje podem ser aplicados a diversos segmentos, como indústria, logística, seguros e outros.

A maioria dessas ferramentas não consegue executar todo o trabalho sozinha, e precisa da supervisão humana e de revisão do trabalho gerado. O principal ganho no desenvolvimento ético de soluções de IA envolve o empoderamento dos seres humanos e a liberação do potencial das pessoas para que possam executar outras tarefas.

A seguir, veja ferramentas de IA que podem ser aplicadas em tarefas do dia a dia! 

Gerar fórmulas para planilhas

Ferramentas como o Excel Formula Bot são outro exemplo de tecnologia gratuita disponível para quem tem uma ideia na cabeça, mas precisa de ajuda para executá-la. Por meio de instruções simples e claras, a pessoa que utiliza informa o tipo de problema que precisa resolver e a IA encontra uma fórmula que realize a atividade solicitada.


Auxiliar em soluções de ciência de dados

ChatGPT é um chat baseado em inteligência artificial que é capaz de “conversar”, responder dúvidas sobre qualquer coisa. Classificado como uma ferramenta de processamento de linguagem natural (um tipo de IA), o algoritmo foi treinado com milhares de textos disponíveis na web), de modo que consegue dar respostas às perguntas diretas que os usuários fazem.

Sua versatilidade permite que o usuário escreva comandos como escrever um email, gerar listas de tarefas, resumir artigos e até mesmo escrever códigos.

Nesse ponto, o chatbot torna-se uma ferramenta aliada à ciência de dados. A IA é capaz de gerar códigos em diferentes linguagens e criar modelos. Desse modo, é possível potencializar a capacidade de análise de dados usando IA.

Gerar imagens

Uma das ferramentas mais famosas de IA para geração de imagem é o DALL-E, nome que combina o pintor espanhol surrealista Salvador Dalí e o robô da animação futurista WALL-E. Com descrições detalhadas, a IA é capaz de gerar imagens em diversos estilos diferentes. Assim como o ChatGPT, o algoritmo foi treinado com milhões de imagens disponíveis na internet. Com descrições detalhadas, a IA é capaz de gerar imagens em diversos estilos diferentes — entretanto, é antiético utilizá-la para plagiar o trabalho de artistas.

Melhorar a acessibilidade

Diversas ferramentas contribuem para melhorar a comunicação para pessoas com deficiência auditiva, que envolvem funcionalidades como a  geração de legendas automaticamente, como acontece em vídeos no YouTube, por exemplo, e na transcrição de textos. 

O aplicativo Hand Talk consegue reconhecer e traduzir gestos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),  motivo pelo qual foi reconhecido pela ONU como um dos melhores do mundo.  Já o app Transcrição instantânea, do Google, consegue transcrever — e traduzir — falas em tempo real.

Além disso, ferramentas como o Seeing AIda Microsoft, auxilia pessoas com deficiências visuais a lerem textos, reconhecerem pessoas e identificarem produtos, moedas e cores. O app Be My Eyes, da Apple, conecta deficientes visuais a voluntários que, por chamada de vídeo, podem dar orientações de localização ou verificar a validade de produtos.

Otimização do processo de pricing

Para além de tarefas isoladas, a IA consegue otimizar processos inteiros. Um dos exemplos é a precificação, onde as possibilidades começam na automatização de tarefas repetitivas, como a realização de verificações automáticas, até a aplicação de análises estratégicas de pricing.

A automação também permite agregar inteligência ao processo, que, por meio do aprendizado de máquina, pode identificar padrões, fazer projeções e  gerar alertas, economizando tempo das equipes na análise de dados e contribuindo para que a equipe atinja os objetivos estratégicos da companhia.

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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
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Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

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