No dia 13 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, aconteceu a segunda edição do Aprix Connect, que reuniu mais de 250 profissionais que trabalham com pricing e Revenue Growth Management (RGM) no Brasil. Com 16 palestrantes de empresas reconhecidas, o evento foi projetado para discutir as tendências no mercado, promover a troca de experiências, compartilhar boas práticas e estimular o networking, com o objetivo de fortalecer e integrar a comunidade de pricing no Brasil.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras e painéis com especialistas, que compartilharam experiências práticas e reflexões sobre como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no mercado.
Entre os temas abordados, destacaram-se discussões sobre a transformação digital no pricing, estratégias de precificação, análise de dados para otimização de preços e práticas de sucesso no mercado brasileiro. Os palestrantes compartilharam suas visões e conhecimentos, enriquecendo a compreensão dos participantes sobre as estratégias de pricing mais eficazes no cenário atual.
A Escada de Maturidade em Pricing
O tema do Aprix Connect 2024 foi a Escada de Maturidade em Pricing. Esse conceito é utilizado para descrever o processo pelo qual uma empresa desenvolve e aprimora sua estratégia de precificação ao longo do tempo.
Todas as companhias estão distribuídas ao longo de diferentes níveis de maturidade em pricing. Neste ano, o foco foi ajudar as empresas a entenderem os desafios do nível em que se encontram e construir, em conjunto com elas, o plano de ação para chegarem ao próximo degrau. Cada ponto de contato entre os participantes foi projetado para direcionar o participante em sua jornada de evolução no pricing.
O objetivo foi proporcionar insights e insumos práticos para desenvolver um plano de ação que eleve a maturidade do pricing em suas companhias, gerando resultados cada vez mais impressionantes.
O Aprix Connect 2024 focou em três pilares para auxiliar as empresas a subirem na escada de maturidade:
- Analytics: melhores práticas para extrair o máximo valor dos dados disponíveis.
- Tech enablement: ferramentas, softwares e algoritmos para um processo de pricing bem estruturado.
- Capacitação de times: os papéis profissionais em RGM, perfis ideais e desenvolvimento de pessoas.
Lançamento: aba Oportunidades
A Aprix está sempre de olho no usuário, e essa pesquisa reforça nosso compromisso em entender e solucionar suas principais dores. Por isso, anunciamos o lançamento da aba Oportunidades no sistema de precificação da Aprix.
A aba Oportunidades serve para identificar automaticamente oportunidades de melhoria nos preços. Ela é personalizada porque a definição de oportunidade muda para cada cliente, adaptando-se às necessidades específicas de cada negócio. Com isso, você ganha tempo e recursos para focar em outras áreas estratégicas.
Veja no vídeo a seguir a funcionalidade na prática:
Modalidade VIP focada em diretorias e C-level
Neste ano, o Aprix Connect teve uma modalidade de ingressos VIP. Além das palestras e painéis que aconteceram durante a tarde, os VIPS participaram de um workshop com Pedro Fernandes, sócio da McKinsey no Brasil, focado nos pilares para estruturar uma área de RGM.
Os participantes receberam um material para orientá-los na construção de um plano de ação para a área de Pricing e RGM. Ao final, houve um momento de dinâmica em grupo, em que os participantes tiveram a oportunidade de discutir experiências e fazer benchmarking com colegas de outros setores.
Palestras com especialistas mostraram casos de sucesso e perspectivas para os próximos anos
Melhores práticas de RGM no Brasil para os próximos anos
Ministrada por Pedro Fernandes, sócio na Customer Practice da McKinsey no Brasil e facilitador do workshop VIP, a palestra proporcionou um resumo das tendências para o mercado de RGM com as principais informações que os profissionais precisam obter para impulsionar o crescimento da disciplina nas empresas onde trabalham.
Principais pontos da palestra:
- Panorama e tendências de consumo
- O papel do RGM nas empresas
- Ferramentas e capacitação de equipes
Agilidade estratégica: como a tecnologia redefine a competitividade
A palestra foi conduzida por Guilherme Zuanazzi, CEO e Fundador da Aprix. Em sua fala, Zuanazzi destacou as principais funcionalidades que ferramentas e software de gestão de preços devem ter para proporcionar a maneira mais eficiente de otimizar preços nas empresas.
Principais pontos da palestra:
- Como a tecnologia está revolucionando a maneira de identificar e capturar oportunidades;
- O custo de não detectar com rapidez todas as oportunidades disponíveis;
- Soluções para encurtar o tempo de reação ao mercado e aproveitar oportunidades de forma mais eficaz do que nunca.
Cenário econômico brasileiro em 2024 e o que esperar para 2025
Felipe Salto é economista chefe da Warren Brasil. Mestre em administração pública e governo, também foi secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo e diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Durante sua fala, o economista forneceu um panorama para os profisisonais de pricing de acordo com os principais desafios para a área.
Principais pontos da palestra:
- Cenário econômico no Brasil e no mundo
- Reforma Tributária e o que esperar do consumo no Brasil
- Expectativas e desafios para o próximo ano
Maturidade de Pricing na cadeia de valor
A palestra foi ministrada por César Nunes, gerente de Estratégia de Preços e RGM na Moove, empresa líder em lubrificantes na América do Sul. Nunes compartilhou o caso de sucesso da implementação de um sistema de pricing na Moove
Principais pontos da palestra:
- Como desenvolver a maturidade de pricing na cadeia de valor indústria – distribuição
- Estruturação de área e diagnóstico de maturidade
- Desenvolvendo a trilha do conhecimento (capacitação e desenvolvimento técnico e metodológico)
Painéis focados em pilares do amadurecimento do pricing: análise de dados, tecnologia e capacitação de equipes
Construção e desenvolvimento de equipes de pricing
O painel abordou as estratégias essenciais para a formação e o fortalecimento de equipes de pricing de alto desempenho. Os painelistas exploraram o perfil ideal do profissional de pricing, destacando as habilidades e competências fundamentais para enfrentar os desafios do mercado atual. Em seguida, discutiram a importância de um processo de pricing bem estruturado que não dependa de pessoas específicas, garantindo consistência e eficácia nas decisões de preço. Por fim, apresentaram técnicas e práticas para reter e desenvolver talentos, criando um ambiente propício ao crescimento e à inovação contínua no mercado de pricing.
Participantes:
Wilson Ricoy (mediador) – Executivo com carreira em empresas multinacionais, desenvolvendo políticas de preços e estratégias de precificação no Brasil e outros países da América Latina, visando a proteção e aumento dos níveis de faturamento e lucratividade.
Thays Siqueira Gomes – Especialista em Planejamento Financeiro com mais de doze anos de experiência em grandes empresas globais, responsável por planejamento e controle e análise de negócios.
Julio Sattamini – Diretor de Pricing na Ipiranga, onde tem o desafio de direcionar a estratégia, tática e execução de preços e produtos ao mercado. Trabalha com RGM e inteligência de mercado, sempre com viés inovador e voltado para o cliente
Andre Paes – CFO da BIC no Brasil, tem mais de 30 anos de carreira em estratégia financeira, tributária e empresarial no Brasil e na América Latina, em empresas como Kantar, Danone, CNH e Ernst & Young. É membro da Open Mind Brasil rede de executivos C-level.
Data-Driven Pricing: Executando a estratégia a partir dos dados
Os especialistas discutiram como as empresas podem maximizar o valor dos dados para impulsionar suas estratégias de pricing. Para isso, compartilharam estratégias práticas para extrair insights significativos e utilizá-los na tomada de decisões, com foco especial nas possibilidades de otimização do uso de dados em indústrias de bens de consumo (CPG). Além disso, deram dicas para a identificar o próximo passo crítico para as empresas, orientando-a na jornada de se tornar verdadeiramente orientadas por dados no contexto de pricing.
Participantes:
Fábio Pinheiro (mediador) – Fabio Pinheiro é Head de Marketing, Operação Comercial e Analytics na Votorantim Cimentos, e tem mais de 17 anos de atuação na área.
Frederico Lehn Maciel – Fundador e CPO da Aprix, é especialista em modelização matemática e sistemas complexos, com foco em precificação. Lidera o desenvolvimento do sistema de precificação da Aprix para vários segmentos, focado na otimização do processo de pricing.
Maria Cabral Barbaro – Fundadora e CEO da Mtrix, é especialista em soluções de inteligência para gestão do canal de distribuidores e atacadistas.
André Krummenauer – Cofundador e CEO da Involves, empresa especializada em soluções para ajudar o setor de CPG a aumentar o sell out no PDV.
Como criar eficiência na operação com tecnologia
O foco do painel foi debater como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na prática de Revenue Growth Management, impulsionando a eficiência operacional nas áreas de pricing. Os especialistas falaram sobre como a adoção de soluções tecnológicas pode transformar processos, desde a construção até a execução de operações otimizadas, garantindo uma maior agilidade e precisão nas decisões de preço. Por fim, ofereceram insights práticos sobre como integrar tecnologia de forma eficaz para alcançar excelência operacional e resultados superiores.
Participantes:
Ana Efigênia Souza Barros (mediadora) – Consultora especializada em RGM com mais de 20 anos de experiência liderando áreas e projetos em grandes empresas nos setores B2C, B2B, serviços e commodities.
Juan Santiago Peralta – CFO da Arcor no Brasil, está há mais de 15 anos na empresa trabalhando com planejamento e gestão.
Renato Ottati – Gerente de Pricing na Seara Alimentos, com 15 anos de experiência nas áreas de precificação, planejamento e administração comercial.
Gustavo Ferrari – Business Development Director da Danone. Possui grande experiência na área comercial, assim como na gestão de liderança de equipes de Vendas, Trade Marketing e Estratégia Comercial.
Veja as fotos oficiais do evento
Evento reforça a relevância do RGM no Brasil
Para a Aprix, isso é um indicativo de que o evento é um espaço necessário para o networking entre profissionais da área. Realizar o Aprix Connect reforça o compromisso da Aprix em fomentar a difusão do conhecimento em Revenue Growth Management, orientado pelo Pricing.
Para Guilherme Zuanazzi, CEO da Aprix, o crescimento do Aprix Connect em comparação ao ano passado demonstra o avanço das disciplinas de pricing e Revenue Growth Management no Brasil. “Tenho certeza de que nos próximos anos essa disciplina e a comunidade de pricing só vão crescer ainda mais, conforme as empresas vão amadurecendo e percebendo todo o potencial que o RGM pode destravar de resultados para elas”, declarou.
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