Incertezas marcam o cenário financeiro esperado em 2023

Um terço dos CFOs terá dificuldades relacionadas a previsões e planejamento no próximo ano

Uma pesquisa realizada pela Gartner mapeou as principais dificuldades avaliadas por CFOs para o ano de 2023. As pessoas pesquisadoras entrevistaram 234 CFOs em julho de 2022 e pediu que indicassem suas três principais tarefas mais difíceis nos próximos 12 meses. Realizar previsões foi uma tarefa selecionada por 36% dos entrevistados, atrás apenas de contratação e retenção de talentos, apontada por 54%.

Tensionamentos nacionais e globais justificam a preocupação. Um relatório publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em outubro deste ano projeta uma desaceleração no crescimento da economia mundial para o próximo ano, passando de 2,5% para 2,2%, o que colocaria o mundo em situação de recessão.

Conforme o documento, choques de oferta, queda nos índices de confiança do consumidor e de investidores, além da guerra na Ucrânia, provocaram uma redução no potencial de crescimento global e desencadearam pressões inflacionárias. O Banco Central também previu crescimento de 1% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2023, segundo o último relatório trimestral de inflação, publicado em setembro.

Lidar com a incerteza no ambiente de negócios

A incerteza é uma constante no ambiente de negócios e nenhum plano é definitivo, mas nem por isso deixa de ser um desafio. No entanto, o comportamento das lideranças é importante nesses cenários para confiança para transmitir confiança à equipe.

Outro ponto que ajuda a lidar com as incertezas do mercado é buscar entender a causa do problema. Fazer uma análise da concorrência, revisar estratégias e entender quais são as possíveis soluções, como investir em tecnologia ou qualificar profissionais costumam gerar resultados positivos.

Por último, mas não menos importante, a inteligência emocional é um fator essencial para superar tempos de incerteza e tomar boas decisões, mesmo sem poder prever com precisão os resultados. Nesses casos, o foco deve se voltar ao planejamento de longo prazo e às ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões.

"Ebook: evoluindo do pricing operacional ao estratégico". Abaixo, em um retângulo amarelo, se lê "baixe o material gratuitamente".

Inteligência Artificial aumenta a precisão das previsões

Em cenários de incerteza, é importante minimizar as decisões arbitrárias e analisar o máximo de informação possível. Nesse sentido, a tecnologia é uma forte aliada. Em áreas que fazem uso constante de dados, o machine learning pode substituir boa parte do trabalho manual, e, assim, sobra tempo para que a equipe faça análises mais complexas— em muitos casos, torna-se inviável a análise por um ser humano, seja por limitações de tempo, de cognição ou pela maior chance de erros.

No pricing, graças ao grande volume de dados necessários às decisões de precificação, algoritmos de inteligência artificial conseguem aprender padrões e projetar o cálculo de elasticidade dos produtos automaticamente, o que permite aos analistas tomar decisões granulares, portanto mais assertivas. 

Quer se atualizar sobre os principais temas do universo do pricing e do Revenue Management? Assine abaixo a Além do Preço e receba quinzenalmente em seu e-mail.
Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.
Picture of Júlia Provenzi
Júlia Provenzi
Júlia Provenzi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Aprix, escreve sobre tendências no mundo dos negócios e inovação aliadas às áreas de pricing. Busca desmistificar o uso da IA e de tecnologias de ponta no contexto do Revenue Growth Management (RGM) em grandes companhias.

Continue lendo sobre o assunto

Ajude-nos a melhorar os conteúdos da Aprix

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.